Mercado do Futebol



 
 

FUTEBOLISMO NEWS

Mercado do Futebol

O início do Campeonato Paulista se aproxima - faltam apenas três dias para a bola começar a rolar para valer. Enquanto isso, todos os times estão fazendo os "ajustes finais" para fazerem uma boa estréia e, consequentemente, uma boa campanha no torneio estadual.

Como não poderia deixar de ser, os favoritos ao tradicional título são os quatro grandes clubes do Estado: O atual campeão (invicto) Corinthians, o Palmeiras, o Santos e o São Paulo, não necessariamente nesta ordem. Por falar neles, vamos ver como cada um se reforçou para a temporada 2010:


Foto: GloboEsporte.com

O experiente lateral-esquerdo Roberto Carlos é a nova atração do futebol paulista para a temporada 2010

Conforme conferimos na "Retrospectiva 2009", o Corinthians foi o melhor clube paulista do ano passado. Apesar disso, perdeu algumas peças-chave do elenco que faturou o Paulistão e a Copa do Brasil daquele ano. Em 2010, "o time do povo" completa 100 anos de existência.

Diretoria, departamento de marketing e torcida planejam muita festa para comemorarem o centenário do Timão. E, é claro, sabem da necessidade de mais investimentos na equipe, que mais uma vez disputará a Taça Libertadores da América, o grande sonho dos alvinegros. Pois bem, o Corinthians se mostrou ágil nas negociações e montou um respeitável e experiente elenco - pelo menos no papel, Mano Menezes não tem o que reclamar.

Chegaram os "famosos trintões" Danilo, Roberto Carlos, Tcheco e Iarley, além dos desconhecidos - ou menos badalados - Ralf, Leandro Castan e Moacir. A chegada de Roberto Carlos foi a de "maior impacto", já que se trata de um jogador do naipe de Ronaldo - ídolo de muita gente pelo mundo e eterno craque da seleção.

Ainda é cedo para afirmar como será - ou como é - o time ideal do técnico Mano Menezes em campo. Se ele vai escalar um time mesclado entre jovens e veteranos ou apenas de veteranos, não sabemos. Aliás, é difícil saber se todos estes reforços terão oportunidades na equipe titular, mas sem dúvidas, o Corinthians está com um ótimo elenco para fazer campanhas de destaque em todas as competições que participar.


O Palmeiras ainda tenta cicatrizar as feridas abertas pela perda do título brasileiro no ano passado e também por ficar de fora da Taça Libertadores deste ano. O começo de 2010 não está sendo fácil para os palmeirenses, que sabem da necessidade de reforços para a temporada - e estes reforços estão demorando a chegar. Não estou dizendo aqui que o time é ruim e que a diretoria precisa contratar 20 novos jogadores. Muito pelo contrário. Apesar da decepção no final do ano passado, o time do Palmeiras - com estes mesmos jogadores - ficou na liderança do Brasileirão por 19 rodadas e não foi campeão por diversos fatores, dentre eles a falta de qualificação de seu elenco. Quando o Verdão perdeu Pierre, Maurício Ramos e Cleiton Xavier por motivos de lesão, a "maionese desandou" - os jogadores que entraram não conseguiram dar conta do recado.

Até o momento, nenhum jogador "importante" deixou o clube, embora o atacante Vágner Love queira sair. No quesito contratações, apenas o zagueiro Léo, o lateral Eduardo e o volante Marcio Araujo foram confirmados - o jovem zagueiro, de apenas 21 anos, é o mais "famoso" deles, enquanto o lateral é totalmente desconhecido. Outro volante, Edinho, está muito próximo de ser oficializado. Quanto a especulações, existem das mais diversas. Os famosos nomes de Valdivia, Kléber, Macnelly Torres, Marcelo Moreno e Douglas são constantes na lista (da imprensa) de possíveis reforços para o Verdão. Enquanto isso, o torcedor palmeirense espera, espera e espera...

Até o dia 31 de janeiro, haverá a expectativa da resolução do "caso Vágner Love" e da contratação de bons jogadores - como vimos, até o momento, nenhum dos reforços chega para ser titular absoluto. Depois disso, mesmo que os reforços "de evrdade" não cheguem, a equipe estará jogando o Paulistão e a Copa do Brasil contra fracos adversários, goleando alguns deles, e a torcida esquecerá dos nomes dos possíveis reforços, acreditando que o time já estava pronto desde... o ano passado (!?). Será que esta é a aposta da diretoria - o time está pronto e o elenco, recebendo alguns jogadores da base, fechado? Vamos aguardar, porque no momento, não há muito o que falar de diferente do ano passado sobre o Palmeiras de 2010.


Apesar dos resultados ruins obtidos dentro de campo no ano passado, a esperança do torcedor santista foi renovada em dezembro, com a eleição de Luís Álvaro para presidente do clube - o novo mandatário bateu o "imbatível" Marcelo Teixeira nas urnas e praticamente de imediato anunciou Dorival Junior como treinador.

O trabalho da nova diretoria está apenas começando, mas a situação financeira do clube - assim como a da maioria dos grandes clubes brasileiros - não está boa o suficiente para o novo mandatário fazer grandes investimentos em sua primeira temporada de gestão.

Por este motivo, o Santos não anunciou nenhuma contratação bombástica. Mesmo assim, trouxe alguns bons jogadores, como os zagueiros Durval (do Sport) e Bruno Rodrigo (da Portuguesa), além dos meias Marquinhos (do Avaí) e Giovanni, ídolo da torcida alvinegra (que poderá atuar como centroavante). Completam a lista de reforços os desconhecidos Bruno Aguiar, Zé Eduardo e Luciano Castan.

Ainda restam algumas pendências para o Peixe fechar o elenco para a disputa do paulistão e da Copa do Brasil no primeiro semestre. Kléber Pereira, Fabão e até mesmo Fábio Costa devem deixar o clube, que ainda tentará buscar mais reforços até o próximo dia 31. Com relação à expectativa para o Santos em 2010, apesar das boas idéias da diretoria, ainda considero o time como incógnita.


O São Paulo, mais uma vez, fez contratações cirúrgicas para qualificar ainda mais o seu ótimo elenco. Apesar de perder Borges, Hugo e Rodrigo, o Tricolor do Morumbi trouxe sete reforços: Os zagueiros André Luis e Xandão (ambos do Barueri) e os meias Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba (ambos do Coritiba), Fernandinho (do Barueri) e Léo Lima (do Goiás).

A diretoria ainda trabalha para viabilizar a contratação de um atacante e do lateral-direito Cicinho, campeão mundial pelo próprio São Paulo em 2005. Além disso, a equipe jurídica do Tricolor está tendo muito trabalho para manter os garotos da base são-paulina - o meia Oscar e o lateral Diogo tentam se desligar do clube judicialmente. Com ou sem estes garotos, o São Paulo mantém a força de seu elenco e ainda o qualifica com peças importantes, com destaque para a contratação de Marcelinho Paraíba.

O que esperar do São Paulo para 2010? Seria imprudente de minha parte, como jornalista, garantir que o Tricolor ganhará títulos neste ano. Mas time e elenco para brigar por isso ele tem. Vamos aguardar para ver se estes novos reforços se encaixam no time de Ricardo Gomes, ao ponto de trazerem mais títulos para o clube.

Futebolismo News - Trazendo as notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 16h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FALA, FIEL

Olá, amigos futebolistas. É com enorme prazer que a partir de hoje estarei quinzenalmente fazendo parte do blog deste meu grande amigo Felipe Virolli. Com a coluna “Fala, Fiel”, espero atingir o objetivo do blog, promovendo debates e discussões sobre este assunto tão apaixonante: o futebol.

Deu pane no Timão

Por Marcio Soares

Foto: Célio Messias/AE

Após um 1º semestre praticamente perfeito, com futebol bonito, festas nos estádios, ressurgimento do Fenômeno e principalmente títulos, podemos dizer que o Todo Poderoso definitivamente passou a borracha no fantasma da série B. Porém, o cenário de hoje (previsão para o futuro), em conseqüência de algumas atitudes impensadas tomadas por nossa diretoria juntamente com a comissão técnica, é no mínimo para deixar qualquer Fiel confuso.

Como emprestar Weillington Saci, vender Marcelo Oliveira e logo em seguida negociar o André Santos assim, de uma vez? Sim, ficamos sem lateral esquerdo, é mole?

Ah, mas o Marcelo Oliveira ficou. Onde? No departamento médico? Ah ta, agora estou mais aliviado. À disposição do senhor Mano Menezes, o único jogador de origem para esta posição chama-se Dodô. Um garoto que nem estreou pelo time profissional, mas que já carrega uma baita responsabilidade, afinal é apontado como craque. Seria ele um “Lulinha” versão 2009?

Faltou planejamento? Sim, faltou! Pelo menos para aqueles que, assim como eu, acreditam que o futebol é bola na rede, taça no salão de troféus e grito de “É CAMPEÃO”! Já para aqueles que declaram que futebol nada mais é do que “negócios” (o termo usado foi BUSINESS), está tudo certo! Jogador saindo, dinheiro entrando, só falta saber no bolso de quem, não é mesmo?

Quer vender jogador? Venda! Afinal, todo clube de futebol precisa vender jogadores para manter suas contas em dia - opa, esqueci da ENORME dívida que, pasmem, aumentou. Mas venda quem é substituível, quem não fará falta, quem será facilmente esquecido, seja pelo futebol, como também pela entrega dentro de campo.

Venderam o Cristian, pára tudo! O que? Sim, o guerreiro foi embora! Aquele mesmo que por diversas vezes declarou amor ao clube, à torcida,  que a cada jogada, a cada gol, e com seu jeito humilde, simples (corintiano de ser), conquistava milhares de torcedores, milhões!

André Santos e Douglas também se foram. Sentiremos falta do futebol. Da entrega em campo, já me esqueci. Jogadores como esses dois aparecem aos montes, chovem DVD’s. E aquele papo de centenário? E o projeto de manter o time forte? Cadê a montanha de dinheiro com a venda de camisas? E o estádio lotado, mesmo com preços de Copa do Mundo? Cadê esse dinheiro?

Está na hora do clube acordar, saber que para ganhar a Libertadores, não é necessário elenco caro, guerra de egos e vaidades acima do futebol. Os jogadores, PRINCIPALMENTE no Corinthians, têm que ter “saco roxo”, “cabelo no peito” e “sangue nos olhos”, pois com este espírito dentro de campo, a festa fora dele estará garantida.

É, meus amigos, comprei algumas pás de lixo. São muitos cacos para juntar. Porém, assim como todos os corintianos, EU ACREDITO!

RAÇA, TIMÃO! VOCÊ É TRADIÇÃO!

Marcio Soares é corintiano por profissão e jornalista por prazer. Ele escreve quinzenalmente a coluna “Fala, Fiel” no blog Futebolismo.



Escrito por Felipe Virolli às 00h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SALVE, SALVE, MANOS

As coisas mudaram para melhor no Timão

Por Marcio Rocha

Salve, salve, manos. Após as estréias das colunas dos nossos dois fregueses - os peixes e os pó-de-arroz -, chegou a nossa vez, fiel. Aqui, nada de inventar, polemizar ou ficar passando o pano para ninguém. O Corinthians faz parte da minha vida e por isso a coluna “Salve, salve, manos” irá apoiar e criticar quando for necessário.

Confesso que o momento para opinarmos sobre o Timão é o melhor possível. Quem diria que hoje teríamos um Corinthians sem polêmicas ou especulações negativas? Parece que está tudo muito calmo no Parque São Jorge.

Em 2006, na faculdade, em uma roda de amigos, um são-paulino fanático disse que o Corinthians era um grande time, mas que pensava de maneira pequena. Na época fiquei bravo, discuti e rebati com alguns argumentos, os quais confesso que não me lembro mais. Porém, hoje posso dizer que realmente era bagunçado o negócio. O CT, agora em reforma, não tem e não tinha condição nenhuma de receber atletas profissionais. E tem mais, também não tínhamos informações corretas e com credibilidade no Timão.

Mas as coisas mudaram, e se o Corinthians era visto de maneira ruim, agora se impõe na mídia de uma forma mais organizada e tira alguns benefícios com estas mudanças. Está evitando inúmeras discussões, e isto atrai bons profissionais ao clube, dentro e fora de campo.

Um exemplo de como as coisas mudaram é a de que recentemente surgiram boatos de que Riquelme estaria próximo do Corinthians. Verdade ou mentira, logo veio a cúpula alvinegra e desmentiu. Sinceramente, acredito nesta negociação, até pelo motivo de que o argentino não apresenta seu melhor futebol no Boca Juniors. Mas qualquer palavra mal colocada de ambas as partes poderia atrapalhar um possível acerto. Vamos aguardar, fiel?

Voltando à realidade, torço muito para que o Coringão segure este elenco o máximo possível. Seria injustiça citar principais jogadores, pois todos têm importância fundamental no plantel, inclusive alguns reservas.

Agora eu quero o Campeonato Brasileiro! O corinthiano é acostumado a vitórias e não vou dizer que não quero o nacional. Seria majestoso começar o centenário com o pé direito. E não achem que isto é impossível. O Corinthians disputará o campeonato sem um peso nas costas, e tem o melhor elenco do país, com um treinador que tirou o melhor de cada atleta.

O momento é bom e vamos exigir que continue assim. Salve, salve manos!
  
Marcio Rocha tem 22 anos, é jornalista e vive apaixonadamente o Corinthians. Colaborador do blog, quinzenalmente escreve a coluna “Salve, salve mano”, com os principais acontecimentos do Universo chamado Corinthians.



Escrito por Felipe Virolli às 18h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

 Mercado do Futebol

A partir de quinta-feira, as atualizações do blog acontecerão conforme a nova tabela de programação (ver destaques no menu ao lado). No nosso mundo do futebol, reta final de preparação dos clubes para a temporada, antes de suas respectivas estréias no Campeonato Paulista, que começa amanhã. Por falar em campeonato estadual, o do Rio Grande do Sul começará entristecido e de luto.

Na madrugada da última sexta-feira, o ônibus que transportava a delegação do Brasil de Pelotas caiu de um barranco em Canguçu-RS - quando a equipe voltava de um amistoso - e provocou a morte do preparador de goleiros Giovani Guimarães, do zagueiro Régis Gouveia e do ídolo e atacante uruguaio Cláudio Milar.

O Brasil de Pelotas foi o time defendido na última temporada pelo atacante Diego Biro, filho do ex-jogador Biro-Biro. Robson Luis da Cruz, genro de Biro-Biro, informou que o cunhado, Diego Biro, está analisando propostas de outros clubes, por isso não estava no ônibus que se acidentou. Segundo Cruz, ao saber da notícia, Diego e toda a família ficaram chocados com a perda dos amigos. Agora vamos acompanhar como foi a movimentação nos clubes:

Timão pronto - O Corinthians realizou um badalado treino de luxo contra o Estudiantes-ARG. A torcida fez a festa no Pacaembu e o time não decepcionou. Goleou sem dó, nem piedade. 5 a 1 para os comandados de Mano Menezes, para delírio da Fiel, que ainda não viu o "fenômeno" Ronaldo estrear. O próximo compromisso da equipe é no mesmo Pacaembu, na quinta-feira, às 19h30, diante do Barueri, pelo Campeonato Paulista.

Herrera e Escudero - O Grêmio novamente parece disposto a tentar a contratação do atacante argentino Herrera para a disputa da Copa Libertadores. O clube gaúcho aumentou sua proposta e espera conseguir convencer os dirigentes do Gimnasia y Esgrima a liberarem o atleta. O Corinthians, ao que parece, está fora da disputa pelo jogador. Para fechar o elenco, a diretoria alvinegra espera apenas por Escudero, que deve ser apresentado ainda nesta semana - talvez hoje. O suposto problema de dinheiro, citado no Futebolismo News anterior, parece que já foi solucionado.

Mais uma derrota em treino - O Palmeiras perdeu mais um jogo-treino no último final de semana. O adversário foi o União São João, de Araras. No primeiro tempo, Luxemburgo escalou o time "titular" - sem atacantes e sem laterais. Sem gols. No segundo tempo, com os reservas, o Verdão (que precisa amadurecer rápido) acabou tomando um gol e perdeu o jogo. O jogo-treino teve um pênalti para cada lado, mas ambos foram desperdiçados. Bruno defendeu a cobrança do time ararense e Lenny desperdiçou pelo Palmeiras. A estréia da equipe no Campeonato Paulista será amanhã, contra o Santo André, em Ribeirão Preto, às 16h30.

Evento duplo - Conforme post anterior do Futebolismo News, a Samsung foi oficializada como patrocinadora do Palmeiras e Keirrison foi apresentado. A empresa sul-coreana firmou um contrato com o alviverde por três temporadas, no valor de R$ 45 milhões (R$ 15 milhões por ano). Mais novidades sobre tal patrocínio devem surgir, principalmente com relação à Arena Palestra Itália.

Mais reforços? - O Palmeiras ainda não fechou o elenco para esta temporada. A expectativa da diretoria é anunciar mais alguns reforços nesta semana. O clube aguarda pelos atacantes Kléber e Luiz Adriano, além dos volantes Edmílson e Maldonado. Ao que parece, as negociações estão bem encaminhadas. Outra lacuna a ser preenchida é na lateral-direita. Coelho, ex-Corinthians, é uma das opções. Enquanto isso, o zagueiro fugitivo David se apresentou ao Panathinaikos-GRE. Este caso ainda vai dar "muito pano pra manga", mas é provável que o atleta ainda saia vitorioso. Contrato de gaveta é ilegal, mas todos os clubes fazem isso, em comum acordo com os atletas. O problema é quando o jogador não honra as bolas (que joga).

Amistoso regional fora da região - O Santos enfrentou a Portuguesa Santista no Pacaembú. Mais de 20 mil pessoas foram prestigiar o Peixe "versão 2009". Mas no jogo que serviu para mostrar os novos reforços à torcida, o bom e velho Kléber Pereira roubou a cena, mais uma vez. Fez os dois gols da equipe, na vitória por 2 a 1. Festa santista no estádio paulistano. A estréia do Peixe no Paulistão será contra o Guarantiguetá, na quinta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro.

Kléber vai e Léo vem - O Santos está definindo os últimos detalhes para se desfazer de Kléber e repatriar Léo. Se não receber nenhuma proposta de clubes da Europa, Kléber reforçará o Internacional. Com isso, o caminho está livre para Léo voltar a vestir a camisa santista. Ambos são ótimos jogadores e dificilmente teriam espaço na mesma equipe.

Cada um deve seguir o seu rumo. E o de Kléber, definitivamente, não é na Vila Belmiro. É bom jogador, não duvido de seu caráter, mas teve uma passagem turbulenta, com lesões e futebol entre altos e baixos. A diretoria santista ainda busca um lateral-direito para disputar posição com Luizinho, que foi bem no amistoso.

Empate em jogo-treino - No fim de semana, o São Paulo entrou em campo para enfrentar o São Bernardo, em jogo-treino. O placar final ficou em 1 a 1. Agora, o próximo jogo será oficial, pelo Campeonato Paulista. Amanhã, o tricolor enfrenta o Ituano, às 19h30, no Morumbi.

Muricy renova - A diretoria tricolor acertou a renovação de contrato do técnico tricampeão brasileiro até 2010 - o anterior era válido até Dezembro de 2009. O aumento de salário está previsto no acordo, que foi assinado ontem.

São Paulo deixa de faturar - Kaká negou a proposta do Manchester City, em negociação que envolveria cerca de 120 milhões de euros (R$ 378 milhões). Com a recusa do craque, o tricolor paulista deixará de receber cerca de R$ 14 milhões (5% do valor da negociação total), por ser o clube formador do atleta.

Pelos valores oferecidos pelo pequeno, mas milionário Manchester City, o Milan queria negociá-lo. O São Paulo também seria beneficiado com uma bela grana. Mas na minha opinião, Kaká fez o certo. Seria um desperdício para o futebol ver Kaká brigando para não ser rebaixado na Inglaterra. Ele é um futebolista legítimo. Prefere ter uma carreira brilhante e fazer história a acumular mais dinheiro do que já tem - e é muito.

A igreja e o troféu - Além do acidente com o ônibus do Brasil de Pelotas, outra tragédia que marcou os últimos dias foi o desabamento do teto da igreja Renascer em Cristo, em São Paulo. Sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no mesmo local onde o craque Kaká se casou, em 2005.

Segundo nota oficial da igreja, o troféu (de melhor jogador do mundo de 2007), doado por Kaká, ficou exposto no templo por três meses e foi devolvido à família do atleta.

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 00h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

 Mercado do Futebol

Há exatos 20 anos, Ricardo Teixeira assumia o comando do futebol brasileiro. Para chegar à presidência da CBF, Teixeira contou com o apoio do então sogro e presidente da FIFA, João Havelange. Não largou mais o poder. São duas décadas de glórias e turbulências. A seleção brasileira se tornou poderosa, com títulos e contratos milionários, ao mesmo tempo em que foi instaurada a "CPI do Futebol", para investigar, entre outras coisas, irregularidades em contratos da entidade.

Na minha opinião, o saldo é mais positivo que negativo. Não posso dizer que sua administração deve servir de exemplo, mas de maneira geral não tenho o que criticar, afinal, é uma gestão extremamente vencedora, tanto dentro quanto fora de campo. E muitos moralistas de plantão que o criticam, lhe atribuem responsabilidades indevidas.

Vou listar alguns exemplos: Os clubes estão cada vez mais pobres e a CBF cada vez mais rica? Méritos de Teixeira e incompetência dos dirigentes dos clubes. Violência nos estádios e a CBF não faz nada? A violência está, infelizmente, inserida no contexto da nossa sociedade. Não corremos riscos apenas indo ao estádio. Jogadores saindo cada vez mais cedo do país? Mais uma responsabilidade que não é exclusiva da CBF. Inclusive, esta é uma questão que envolve interesses de muita gente - clubes, empresários e jogadores, principalmente.

Enfim, a gestão do futebol brasileiro como um todo é polêmica. Seria interessante uma renovação geral - a começar pelos clubes - mas no caso, Ricardo Teixeira pode se considerar um homem vitorioso e influente. Inclusive, há tempos existem boatos de que ele será o futuro presidente da FIFA. Portanto, parabéns, Teixeira! Agora vamos às principais notícias dos clubes:

Amistoso - Após realizar jogos-treino contra times menos expressivos, o elenco alvinegro terá um "teste de luxo" contra o Estudiantes, vice-campeão da Copa Sul-Americana. O jogo será realizado no Pacaembu, no sábado, às 16h20.

O amistoso servirá também para apresentar os reforços à torcida, que já comprou mais de 4 mil ingressos. Ronaldo, ainda fora de forma, deve apenas assistir ao jogo.

Escudero - O argentino já foi anunciado como reforço do Corinthians, mas parece que o dinheiro ainda não chegou ao país vizinho. Com isso, o River Plate começa a esboçar um interesse na contratação do atleta. A prioridade, de fato, é do Corinthians. Basta pagar o que foi acertado entre os clubes que o jogador estará garantido. Se isso não for feito, o "contratado" Escudero poderá vestir outra camisa em 2009.

Patrocínio - O Corinthians também segue negociando um novo patrocinador para sua camisa. Depois de muito se falar no Bradesco, especula-se que a Caixa Econômica pode ser a nova patrocinadora do Timão. Alguns veículos de comunicação divulgaram que os valores ultrapassariam os R$ 30 milhões. A empresa nega todas as informações.

Na minha opinião, independente de qual empresa vai patrocinar o Corinthians, tais valores são inviáveis, ainda mais com este momento de cautela com a "crise financeira mundial". Se está difícil conseguir um patrocinador disposto a pagar R$ 20 milhões, imagine para encontrar outro oferecendo R$ 10 milhões a mais. Sem patrocínio a camisa não vai ficar. Mas ninguém sabe ao certo qual será a marca a ser estampada, tampouco os valores do contrato.

Sinal de alerta - O Palmeiras perdeu um jogo-treino na quarta-feira para o Rio Claro, pelo placar de 3 a 0. O time titular tomou um gol, enquanto os reservas tomaram mais dois. O adversário era de pouca expressão e, com a derrota, o sinal de alerta está aceso para o Palmeiras.

Não pelo resultado, pois o que mais vale para o técnico, nestas situações, é observar as possíveis variações táticas que podem ser implementadas durante a temporada. Mas a primeira fase da Libertadores está a cada dia mais próxima, e um time que é goleado pelo Rio Claro em condições normais, o que irá fazer diante do Real Potosí, em plena altitude de mais de 3 mil metros? Se vacilar, só vai restar o Campeonato Paulista no primeiro semestre.

Fiat X Samsung - O Palmeiras também pode trocar de patrocinador. Apesar do bom relacionamento e com a prioridade da renovação do contrato - basta cobrir a maior oferta - a Fiat ganhou uma forte concorrente pela disputa da camisa do alviverde: a Samsung. Nos bastidores, comenta-se que a atual patrocinadora dificilmente conseguirá cobrir a proposta da empresa sul-coreana. O anúncio oficial deve sair nos próximos dias.

Keirrison confirmado - Depois de perder a concorrência por Brandão para o Olympique de Marselha-FRA, o Palmeiras, enfim, anunciou a contratação do atacante Keirrison, do Coritiba. As diretorias dos dois clubes, após muita negociação e paciência, chegaram a um consenso de valores (o clube paulista desembolsará cerca de R$ 2 milhões) e, com isso, o jogador se apresentará à equipe do Palestra Itália nos próximos dias. Já a situação de Kléber permanece indefinida. O jogador se reapresentou ao clube ucraniano e está aguardando o desfecho das negociações que envolvem o seu nome.

Quem mais? - Após a confirmação da vinda de Keirrison, a diretoria busca acertar os últimos detalhes das outras negociações em andamento. Nenhum nome é confirmado pela diretoria, que entende atuar em sigilo. Mas muitos nomes circularam nas alamedas do Palestra Itália nos últimos dias, tais como Spolli, Maldonado, Léo, Edinho, Edmílson, Luiz Adriano, Araújo e Fred. Será que algum deles será anunciado como reforço?

Léo está livre para voltar - O lateral-esquerdo Léo conseguiu sua liberação do Benfica-POR, com quem tinha mais seis meses de contrato. Com isso, está livre para negociar com qualquer clube. O jogador já declarou que quer jogar no Brasil e, de preferência, no Santos, onde foi bi-campeão brasileiro.

O único impasse é que o Peixe já está bem servido de jogadores na posição. Não há propostas por Kléber e Triguinho foi contratado. Onde terá espaço para Léo? Se for contratado, terá um alto salário e, na minha opinião, será um gasto desnecessário para o clube.

Mais reforços? - O Santos, que negocia o retorno de Léo, deve anunciar em breve a contratação do desconhecido volante Alisson, do Vila Nova (GO). Para fechar o elenco, a diretoria santista ainda busca mais um lateral-direito, pois Luizinho é a única opção para o setor, no momento.

Firme e forte - A defesa do atual tricampeão brasileiro continuará firme e forte nesta temporada. A eficiente diretoria tricolor conseguiu convencer os inflexíveis ucranianos a reemprestarem o zagueiro Rodrigo. O atleta ficará no tricolor no mínimo até o meio do ano. Em caso de conquista da Libertadores, Rodrigo fica até o final do ano para disputar o Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes.

O tiro saiu pela culatra - Que a diretoria tricolor é eficiente ninguém duvida. Mas isso não significa que ela não cometa gafes. Conforme comentei no post anterior do "Futebolismo News", o São Paulo acabou renovando o contrato de patrocínio com a LG Electronics, por valores semelhantes aos do contrato anterior (R$ 15 milhões).

Entenda o caso: Assim que o contrato com a empresa acabou, a diretoria tricolor "limpou" os uniformes, acenou com a possibilidade de um novo patrocinador que pagaria quase o dobro do valor e, no final das contas, acabou voltando à realidade e terá de se contentar em continuar com a LG por praticamente os mesmos valores do contrato anterior. O tiro saiu pela culatra.

Molecada em ação - O São Paulo fechou parceria com o Toledo (PR) e emprestará cerca de 20 atletas, além de uma comissão técnica completa para o time disputar o campeonato paranaense. É uma boa oportunidade para os jogadores mostrarem serviço e, quem sabe, conseguirem um lugar no badalado elenco tricolor.

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 00h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

Mercado do Futebol

Antes de começar a falar sobre os clubes paulistas, quero parabenizar o atacante português Cristiano Ronaldo. Na tarde de ontem, ele recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2008. Campeão inglês, da Europa e do Mundo, nada mais justo que o atleta, de 23 anos, ficasse com o troféu oferecido pela FIFA e entregue por Pelé. Parabéns, Cristiano Ronaldo!

Pelo futebol feminino, a brasileira Marta conquistou seu terceiro prêmio consecutivo. Portanto, parabéns também, Marta! Aliás, ela joga mais do que muitos homens que disputam o nosso campeonato nacional. Agora, confira as principais notícias do seu time:

Bola em jogo - Com o elenco praticamente fechado (a diretoria ainda tem esperanças em contar com Herrera), o Corinthians já realizou dois jogos-treino, entre sábado e ontem. Ambas as partidas terminaram com vitória do Timão (4 a 0 e 2 a 0, respectivamente). As equipes enfrentadas pelo alvinegro foram União Barbarense e São José.

Não dá para comentar muito sobre a atuação individual dos jogadores, tanto por se tratar de jogo-treino quanto por ser contra equipes de pouca expressão. Mas para entrosar o time, é uma excelente opção.

Ronaldo e Herrera - O brasileiro continua se recuperando e buscando adquirir a forma física ideal. Ainda não há previsão de quando estreará pela equipe alvinegra. Membros da comissão técnica avisam que o jogador será relacionado apenas quando estiver em boas condições de jogo. Enquanto isso, na Argentina, Herrera realiza a pré-temporada com o intransigente Gimnasia y Esgrima, clube dono de seus direitos federativos. O jogador ainda interessa a Corinthians e Grêmio.

Ataque indefinido - O atacante Brandão, acertado com o Palmeiras desde a semana passada e que aguardava a liberação de seu atual clube (Shakthar Donetsk) pode não vir mais. Circulam notícias de que uma equipe francesa (Olympique de Marselha) estaria disposta a contratar o atacante em definitivo, por cerca de 6 milhões de euros. Se isso efetivamente ocorrer, Brandão não jogará no Palmeiras. Já Keirrison e Kléber continuam nas mesmas situações citadas no "Futebolismo News" anterior. Com todas estas indefinições, o alviverde se viu obrigado a reintegrar o atacante Max, que não fazia parte dos planos de Vanderlei Luxemburgo.

Mais 5 reforços? - Mesmo com todas estas negociações complicadas no setor de ataque, a diretoria alviverde segue trabalhando para anunciar mais reforços para o time ainda nesta semana. Além dos já citados homens de frente, existe a expectativa de o clube contratar mais alguns jogadores. O nome do volante Maldonado, citado pelo blog em 30/12/2008, começa a ganhar força e pode ser um deles. Outra lacuna do elenco a ser preenchida é a lateral-direita. Será que virá alguém para a posição? Vamos aguardar.

Novela David - Gilberto Cipullo, em participação no programa "Mesa Redonda", da TV Gazeta, foi incisivo ao dizer que o Palmeiras vai brigar por seus direitos no que se refere ao "caso David". O dirigente alviverde garantiu ainda que o clube está estudando as medidas cabíveis e vai cobrar explicações do advogado do atleta, Marcelo Soares, sobre as afirmações que este fez sobre a entidade (de supostamente ter coagido o atleta a assinar um novo vínculo).

A CBF e a FIFA já foram notificadas pelo Verdão há alguns dias, mas a solução para o caso deve demorar. Ontem, o zagueiro conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho para se desvincular do Palmeiras. O advogado do clube, Sérgio Schwartsman, já tomou conhecimento do caso e vai trabalhar para reverter essa "vitória parcial" do jogador. Ao que tudo indica, esta novela ainda está longe do final.

Peixe grande do supermercado - O Santos, por intermédio de seu parceiro, o Grupo Sonda, acertou a contratação de um excelente jogador: o médio-volante Bolaños, vice-campeão do mundo com a LDU. O valor pago pelo grupo que possui uma rede de supermercados foi de cerca de R$ 6 milhões. O clube arcará com os salários do jogador.

Na minha opinião, excelente contratação. Meia de origem, Bolaños pode atuar tanto mais recuado quanto mais adiantado. É um jogador versátil, muito rápido e habilidoso. O Santos está montando um time muito interessante para esta temporada.

Decadência? - O lateral-esquerdo Carlinhos, que despontou nas categorias de base do clube como grande revelação está para ser anunciado como reforço do Mirassol, por empréstimo, para jogar o Campeonato Paulista.

O jogador estava emprestado ao Cruzeiro, foi devolvido, mas com a permanência de Kléber e a contratação de Triguinho, Carlinhos ficou sem espaço no time. Particularmente gosto de seu futebol, mas jogar no Mirassol? Nada contra o Mirassol, mas será que não tem um time mais expressivo interessado em contratá-lo?

Fim de festa - O elenco do São Paulo se reapresentou ontem e deu início à preparação para a temporada 2009. Os seis reforços do tricolor (Arouca, Eduardo Costa, Junior César, Renato Silva, Wagner Diniz e Washington) também foram oficialmente apresentados.

Por ter contratado bons jogadores e, conseqüentemente reforçado um elenco tricampeão brasileiro, espera-se cada vez mais do São Paulo. Membros da diretoria, comissão técnica e os próprios jogadores sabem que a meta é a conquista da Libertadores e a disputa do Mundial de Clubes. Com estes planos ambiciosos, mas não impossíveis, a festa pelo título brasileiro acabou e agora resta trabalhar bastante para alcançar estes novos objetivos.

Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM

E o patrocínio? - Como você pode conferir, a camisa do atual tricampeão brasileiro está sem patrocínio, constando apenas a marca do fornecedor de material esportivo. No fim do ano passado, membros da alta cúpula tricolor acenavam com um novo patrocínio, no valor de aproximadamente R$ 30 milhões, quase o dobro do que recebeu da LG na última temporada.

Muita gente falou, especulou e até desdenhou. E eis que até agora não há nada resolvido sobre o assunto. Aliás, ainda existe a possibilidade de a LG continuar patrocinando o tricolor, até mesmo sem reajustes. Há informações de uma outra empresa que também estaria na briga, mas até o momento, o São Paulo vai a campo de uniforme "limpo".

Na minha opinião não há nada de desesperador nesta situação. O São Paulo hoje é uma marca muito forte e está arriscando esperar um pouco mais para ver se consegue um melhor negócio. Se fosse um time mais emergente aceitaria a primeira proposta que aparecesse. Neste ponto o clube está certo. A única ressalva é quanto à LG.

"Limparam" os uniformes assim que o contrato com a empresa acabou, acenaram com a possibilidade de um novo patrocinador que pagaria quase o dobro do valor e vão voltar atrás do que foi dito e continuar com a LG? E talvez sem nenhum reajuste?

Se isso acontecer, o "tiro terá saído pela culatra". Mas enquanto as negociações não acabam, vamos aguardar. Sem patrocínio o time não fica, tanto por ser uma marca forte, quanto por não conseguir se manter sozinho.

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 00h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

Mercado do Futebol

Dentro de campo, muitas equipes já iniciaram os treinamentos. Fora dele, as diretorias dos clubes buscam acertar as contratações de novos reforços. Confira como cada clube está se movimentando para obter sucesso em 2009.

Ciclo de contratações encerrado? - Com a base da equipe que conquistou o acesso à Primeira Divisão mantida, o Corinthians se reforçou para 2009 com seis jogadores: Os defensores Jean e Escudero, o volante Túlio e os atacantes Ronaldo, Jorge Henrique e Souza. No papel, o elenco do Corinthians pode ser considerado fechado para a temporada. Mesmo assim, a diretoria alvinegra ainda não desistiu de manter Herrera. O jogador já acertou as bases salariais com Grêmio e Corinthians, mas o Gimnasia y Esgrima, clube argentino que detém os direitos do atleta ainda não foi convencido a fechar negócio com nenhum dos dois clubes brasileiros.

Editor do Lance! responde - O post anterior do "Futebolismo News" analisou uma matéria do diário Lance!, na qual afirmava que o "acordo estava fechado" entre o atacante Kléber e o Corinthians. O editor do jornal, Fernando Santos, gentilmente respondeu ao Futebolismo, alegando que "em nenhum momento, o Diário disse que o Kléber já era jogador do Corinthians".

Além disso, lembrou que o L! antecipou algumas contratações. Nesta parte eu concordo, principalmente quanto a Ronaldo no Corinthians, cujas informações eram ironizadas por muita gente. O editor ainda afirma que "no caso do Kléber,  foram divulgadas todas as notícias envolvendo a negociação, com Corinthians e Palmeiras, sempre em primeira mão. Agora, não é o LANCE!  que contrata jogador".

O Futebolismo reitera que o Lance! é um jornal importante, temático e que, para quem é fanático por futebol, é um prato cheio. Mas, no caso do encontro de Kléber com o Corinthians, mantenho a minha opinião, de que o diário foi infeliz e cometeu uma "furada" na matéria. Quem quiser conferir, basta ler o post do "Futebolismo News" anterior sobre o Corinthians.

Estádio? - O Corinthians anunciou nesta semana uma parceria com a empresa LusoArenas, que será responsável por reformar a Fazendinha para que o Timão possa receber alguns jogos em seu território. O investimento previsto não é tão alto, se comparado ao custo de outros projetos: cerca de R$ 20 milhões.

No Pacaembu, por exemplo, as informações dão conta de que o clube alvinegro teria de investir cerca de R$ 200 milhões por uma concessão de 30 anos - não vale a pena, na minha opinião. Apesar de mais próximo da realidade no momento, o acordo com a LusoArenas ainda é colocado em dúvida por muita gente, pois existem projetos (há anos) de outros clubes com a empresa, que nunca saíram do papel.

Mas caso este projeto se torne realidade, será interessante para o clube. Mesmo com uma capacidade pequena (15 mil torcedores), é um começo. No futuro e com uma melhor situação financeira, talvez o Corinthians volte a pensar em ampliar o estádio ou construir um novo. Porém, no momento, o mais importante é que o Timão, enfim, poderá jogar em sua casa e não terá de pagar aluguel a ninguém. Vamos aguardar.

Brandão muito próximo - O atacante Brandão, do Shakthar Donetsk, da Ucrânia, já acertou com o Palmeiras e aguarda a liberação de seu atual clube para se apresentar ao Verdão. Me lembro dele quando atuava pelo São Caetano. Não é nem de longe um craque, mas é alto, forte, marca bastante a saída de bola dos adversários e, se confirmado, será um bom reforço para a disputa da Copa Libertadores.

K30 e K9 - A possível dupla KK (Kléber e Keirrison) do Palmeiras, segue com a situação indefinida. Dínamo de Kiev e Coritiba são os empecilhos para que os jogadores formem a dupla de ataque palmeirense. A diretoria alviverde está aguardando o desfecho da negociação de um grupo de investidores taliano com o clube ucraniano para confirmar a permanência de Kléber, enquanto a Traffic tenta junto ao Coxa a liberação de Keirrison, já contratado, para este mês.

"Entalado" na porta dos fundos - O zagueiro David, que até agora não se reapresentou junto ao elenco para a pré-temporada, através de seu advogado, Marcelo Soares, afirma foi coagido a renovar com o Palmeiras. O gerente de futebol, Toninho Cecílio, desafiou o atleta a falar isso olhando em seus olhos. O novo contrato do jogador está devidamente registrado e David deve ter muitos problemas para voltar a jogar futebol, caso queira sair de onde está "entalado": na porta dos fundos do Palestra Itália. Na minha opinião, as acusações do advogado do atleta foram fortes. Espero que a diretoria alviverde, caso realmente esteja com a razão, tome as providências necessárias para resolver a situação, nas esferas as quais julgar necessário.

Belluzzo X Frizzo - O que se especulava nos bastidores se confirmou. O presidente Affonso Della Monica, por meio de nota oficial, confirmou a candidatura do renomado economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo para a presidência do Palmeiras. Atual diretor de planejamento do clube, Belluzzo é um dos pilares da modernização do Palmeiras e foi peça importante nas parcerias com a Parmalat, Fiat, Suvinil, Visa e Wtorre Engenharia.

Pelos lados da oposição, Roberto Vicente Frizzo, advogado, concorrerá, apoiado pelo ex-presidente Mustafá Contursi. Apesar de fazer parte do considerado "eixo do mal" pelos palmeirenses, Frizzo também é um grande palmeirense e foi um dos responsáveis pela elaboração do dossiê do "Torneio Internacional de Clubes Campeões", reconhecido pela FIFA em 2007 como a "Primeira Copa do Mundo de Clubes". Inclusive, este campeonato é tema do "Especial Futebolismo", que vai ao ar às quartas e sábados. Quanto às eleições, é grande a expectativa e a torcida da maioria dos palmeirenses pela vitória de Belluzzo, que dará continuidade aos projetos em andamento e é preparado para recolocar o Palmeiras como grande clube no cenário nacional e internacional.

Roni e zagueiros confirmados - O Santos segue se reforçando e acertou mais três contratações para a temporada 2009. Para o ataque, a diretoria alvinegra confirmou o acerto com o experiente Roni, que estava no futebol japonês. Para o setor defensivo, foram contratados por um ano os zagueiros Paulo Henrique (por empréstimo), de 25 anos, que estava no Goiás, e André Astorga (dono de seus direitos federativos), que estava no Cluj, da Romênia, e já teve passagens por Portuguesa Santista, Hannover 96, da Alemanha, entre outros. O atacante deve ser titular, ao lado de Kléber Pereira. Já os zagueiros concorrerão por um lugar na equipe, que possui Adaílton, Domingos, Fabão e Fabiano Eller para o setor.

Laterais ainda interessam - Após anunciar oito reforços para a equipe na temporada, o Santos ainda busca mais dois ótimos jogadores para as laterais. As negociações estão difíceis, mas a diretoria ainda não desistiu de contar com o lateral-direito Vítor, do Goiás, e o lateral-esquerdo Léo, do Benfica, que foi campeão brasileiro pelo Peixe em 2002. Com o reforço destes atletas, na minha opinião, o elenco do Santos está ficando muito bom e, se bem entrosado, deve brigar por títulos.

Zaga é a única dúvida - O elenco do melhor clube brasileiro na atualidade (veja o ranking) se reapresentará na segunda-feira para dar início aos trabalhos para a temporada 2009. O elenco está quase fechado, pois ainda existem pendências na zaga. O zagueiro Juninho acertou sua rescisão contratual com o tricolor e voltará ao Botafogo, clube em que obteve grande destaque em 2007.

A situação de Rodrigo segue indefinida. Por enquanto, o jogador terá de voltar para o Dínamo de Kiev, dono de seus direitos federativos. Já o zagueiro Anderson, insatisfeito por ser reserva no clube, pode ser convencido a permanecer. A diretoria são-paulina conta com o atleta para a temporada, principalmente agora, com a saída de Juninho e a dificuldade em manter Rodrigo.

Arouca já - O São Paulo acertou os últimos detalhes da transferência do volante Arouca, do Fluminense. O atleta, que tinha contrato com o clube carioca até abril, acertou sua liberação e vestirá a camisa do tricolor paulista já neste mês. O atleta, assim como todo o elenco do clube, iniciará a pré-temporada na segunda-feira.

Campeão mundial no Galo - O lateral-esquerdo Júnior, pentacampeão mundial com o Brasil na Copa de 2002, campeão do mundo de clubes com o tricolor em 2005, entre diversos outros títulos na carreira, acertou seu desligamento da equipe do Morumbi e vai jogar no Atlético Mineiro, nesta temporada. Boa sorte ao Junior, um verdadeiro campeão de do mundo, tanto de clubes quanto de seleções!

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 00h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

Mercado do Futebol

Feliz Ano Novo! Este é o primeiro post de 2009! A partir de hoje, as postagens ocorrerão conforme a tabela de programação do menu ao lado. Muitas equipes profissionais já iniciaram a preparação para a temporada, enquanto os juniores disputam a Copa São Paulo.

 

Souza vem e Herrera vai - Conforme adiantei no post anterior, o Corinthians oficializou a contratação do atacante Souza, do Panathinaikos. Informações dão conta de que o valor da transferência gira em torno de 2 milhões de euros - cerca de 6 milhões de reais, a serem divididos em 14 parcelas. Do ponto de vista futebolístico foi uma boa contratação, mas financeiramente é um negócio arriscado, devido ao alto valor da negociação.

Já o atacante Herrera está mais próximo do Grêmio, que parece ter convencido os argentinos a emprestarem o atleta para esta temporada. O jogador já atuou pelo clube gaúcho e conta com o apoio da torcida para retornar. O timão, mesmo que timidamente, principalmente por ter contratado Souza, ainda segue de olho no desfecho da negociação dos argentinos com os gaúchos, para quem sabe, tentar uma última cartada para manter o jogador.

Caso Kléber e o "furo" (que furada) do Lance! - Mais uma vez, conforme adiantei no post anterior, não passou de forte especulação para vender jornal. Eu comprei e quero compartilhar com você algumas partes da edição do diário.

A capa é taxativa: Com a manchete de "Kléber: A reunião secreta", o jornal diz que está "tudo certo para um contrato por quatro anos! Amanhã (31/12) vence preferência do Palmeiras. Depois, é só anunciar!".

Na primeira página da matéria, metade é ocupada por uma foto de uma mesa vazia da cafeteria onde aconteceu o encontro. Já o texto informa que "Andrés Sanchez faz reunião secreta com Kléber e com seu agente e fecha acordo". A informação chegou ao jornal por meio de uma mensagem eletrônica (qual? SMS, e-mail ou MSN?) enviada por um leitor.

Aliás, a matéria informa que tal leitor é são-paulino e teria ficado irritado ao saber pelo próprio jornal que um palmeirense propôs que a torcida bancasse a permanência do jogador no clube. Até agora eu não entendi! Qual a relação existente entre ter passado a informação com o fato de ter ficado irritado com um torcedor palmeirense? Se não estivesse irritado não ia passar tal "furo"? Ou em que ele atingiu os palmeirenses ao revelar um encontro "secreto" que é de interesse tanto de palmeirenses quanto de corinthianos (e principalmente da imprensa), no caso?

Não é questão de pegar no pé do leitor que colaborou com a redação do jornal, mas, segundo consta na referida matéria, a tal cafeteria é considerada por especialistas (quem?) a melhor de São Paulo. Ninguém ali tinha pelo menos um "celular" com câmera, tão comum nos dias de hoje? Nenhuma "fotinho" do encontro? Não estou insinuando que o encontro não aconteceu, mas foi muita divulgação para pouca informação. No mínimo eu esperava uma foto do atleta assinando o contrato na cafeteria.

Aliás, vamos aos "detalhes" do encontro que o Lance! apurou (?). Sanchez e seu filho foram os primeiros a chegar. Pepinho, empresário de Kléber, chegou logo em seguida. Ocuparam uma mesa na parte externa da casa, mas quando começou a chover, já no final da tarde, eles trocaram de mesa. O empresário tentou ser discreto, usando um boné (não sei por qual motivo, pois confesso que eu não o conheço). Aliás, nem o Lance! tem em seus arquivos uma foto do empresário, pois na montagem feita com a mesa da cafeteria não aparece a foto verdadeira dele. Mas vamos ao que interessa.

Eu querendo saber os "detalhes" que "selaram o acordo" e me deparo com a informação dos salgadinhos que cada um consumiu na cafeteria. O que isso interessa, hein? O texto ainda complementa que Kléber chegou por volta das 19h e "o acordo, que já havia sido selado, foi repassado ao jogador". Ao final da primeira página da matéria, o jornal informa que "a Fiel pode festejar. Kléber só não será do Timão se o rival fizer milagre". Gostaria muito de saber que tipo de acordo foi selado.

Eis que na página seguinte constam as seguintes palavras: "Projeto ambicioso; oferta irrecusável". O jornal informa ainda que a "proposta de contrato é de quatro anos e visa a Copa de 2010". E os detalhes?

Segundo o Lance!, "o Corinthians pagará ao Dínamo 60% dos U$$ 8 milhões à vista" (mais de R$ 10 milhões à vista? não sabia que os cofres corinthianos estavam com tanto dinheiro assim). E o restante? "Em quatro parcelas. Mas caso o clube ucraniano exija apenas em três parcelas, não haverá problema. Tudo com garantia bancária". Com a dívida anunciada de mais de R$ 90 milhões do Corinthians, uma matéria dessa tem qual intenção? Debochar do clube ou tentar fazer o leitor de bobo? O mais impressionante é o estilo de redação da matéria. "Tudo com garantia bancária" foi demais! Não tem nenhuma fonte, nenhum nome de banco, tampouco de investidores... Como esta matéria foi publicada como capa?

Sem contar no projeto que foi supostamente oferecido ao jogador. Olha quanta "ambição": Garantir uma vaga na Libertadores-2010 (Kléber pode jogar até a de 2009, se continuar no Palmeiras); Chegar à seleção junto com Ronaldo que, juntos, formarão a dupla de ataque na Copa de 2010 (isso porque o "Fenômeno" ainda nem pode estrear pelo timão, por estar fora de forma); Se tudo correr bem, Kléber será decisivo no Mundial de Clubes de 2010 (Quer dizer, então, que a Libertadores-2010 já está conquistada pelo timão? Sem contar que, na mesma edição do jornal, Ronaldo diz que não é obrigação garantir a vaga na Libertadores. Mal sabe ele que a conquista já está "garantida").

Para completar, o jornal informa que a proposta seria enviada no dia 2 de janeiro e que o jogador se apresentaria ao Corinthians no dia seguinte, já para a pré-temporada em Itu. Estamos no dia 6 e as informações que tenho é que o Corinthians até já desistiu do sonho de contratar o atacante. Que "furada", Lance!

Time (re)apresentado - O Palmeiras se reapresentou ontem e apresentou cinco dos seus seis reforços já confirmados: Os zagueiros Danilo e Maurício, o lateral-esquerdo Pablo Armero e os meias Cleiton Xavier e Williams. Marquinhos ficou resolvendo pendências particulares na Bahia e deve chegar hoje ao Palestra Itália.

Caso Kléber - Uma das duas propostas do Palmeiras ao Dínamo de Kiev foi rejeitada. A outra segue sem resposta. Porém, surgiu nos últimos dias o interesse de um grupo italiano interessado na compra dos direitos federativos do jogador. Caso a negociação entre os europeus avance, o Palmeiras poderá contar com o atacante por mais um ano, através de um novo empréstimo, já com o jogador vinculado aos italianos.

Aliás, Kléber foi ontem ao clube e evitou falar em despedida. Sua intenção é permanecer no Brasil e, de preferência, no Palmeiras. Assim como o clube, o jogador aguarda ansiosamente o desfecho das negociações.

Rebelde sem causa - O zagueiro David, revelação do clube e que ficou a maior parte do ano passado machucado e recebendo salários, não apareceu na reapresentação do elenco alviverde. O jogador tinha um contrato com o verdão até 31/12, mas já havia negociado e assinado a renovação do vínculo. A cúpula aviverde e o próprio empresário do atleta, Marcelo Ortiz, repudiaram a atitude do zagueiro, que parece já ter se acertado com o Panathinaikos, da Grécia.

O clube alviverde, inclusive, já acionou a FIFA e a CBF para buscar seus direitos. Com isso, é provável que o jogador continue sem jogar, mas desta vez, por uma questão judicial. David tem futebol para se tornar um bom zagueiro, mas nem começou a engatinhar no futebol profissional e arruma uma confusão dessas... Pode nunca sair do status de eterna promessa. E que justiça seja feita!

Mais reforços - A diretoria informa continuar trabalhando em busca de reforços para a equipe, no entanto, os nomes não são confirmados. O vice de futebol, Gilberto Cipullo, deu entrevistas dizendo que devem chegar mais dois ou três jogadores. Especula-se que alguns destes nomes sejam os dos atacantes Brandão e Keirrison e do zagueiro argentino Spolli, embora outros nomes possam estar sendo mantidos sob sigilo. Paciência.

Destro confirmado e canhoto especulado - O Santos contratou o lateral-direito Luizinho, reserva de Léo Moura no Flamengo. Para o lado esquerdo, que já conta com Kléber e Triguinho, a diretoria alvinegra sonha em repatriar Léo, campeão brasileiro em 2002 pelo clube. O jogador está no Benfica, de Portugal. Caso confirmada a negociação, Kléber deve ser deslocado para o meio-campo. As perspectivas do Santos para a temporada estão melhorando a cada dia.

Outros possíveis reforços - O atacante Souza, pretendido pelo Santos, assinou com o Corinthians. Com isso, a equipe praiana continua em busca de outro atacante, já que ainda deve perder Quiñonez para a LDU e Cuevas para algum time interessado em seu futebol. Os nomes especulados são os de Brandão, do Shakhthar, da Ucrânia, e Roni, ex-Fluminense e que estava no Gambá Osaka, do Japão. Este, aliás, é o que está mais próximo do acerto, enquanto o outro ainda é disputado também por Corinthians e Palmeiras.

Duro de negociar - O São Paulo prova do mesmo veneno que o Palmeiras para negociar a permanência do zagueiro Rodrigo. O dono dos direitos federativos do jogador é o Dínamo de Kiev, mesmo clube do atacante palmeirense Kléber. O tricolor tenta um reempréstimo, já os ucranianos só querem se desfazer do jogador se o negócio for em definitivo. E, assim como no caso do atacante, também pedem muito dinheiro pelo defensor: U$$ 4 milhões. Portanto, Rodrigo está na mesma situação que Kléber. Ambos desejam permanecer nos clubes brasileiros, mas os ucranianos não aceitam negociar por outros valores e de outras formas.

Anderson quer sair e Arouca deve chegar antes - O zagueiro, revelado pelo rival Corinthians, não teve muitas chances em 2008 e está insatisfeito. Com isso, pode não renovar seu empréstimo com o tricolor e desfalcar a zaga são-paulina, que já está com dificuldades em manter Rodrigo.

Já o volante Arouca pode chegar ainda neste início de temporada. O jogador está fora dos planos do Fluminense, que já acenou com a possibilidade de se reunir com a cúpula tricolor e liberar o atleta imediatamente. O jogador, que já assinou um pré-contrato com o tricolor paulista, tem vínculo com o clube carioca até abril. Estas são as únicas pendências do tricolor, que é um time praticamente pronto para esta temporada.

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 00h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

Mercado do Futebol

Este é o último post de 2008 no Futebolismo! Em 2009, começarei a postar em 06/01, conforme a tabela de programação do menu ao lado, portanto, o próximo capítulo do "Especial" sobre a primeira Copa do Mundo de Clubes será na quarta-feira (07/01).

Ainda em pauta - O atacante Herrera seguem em pauta no Corinthians. O clube espera o fracasso ou a falta de negociações pelo jogador para, enfim, tentar novamente a sua contratação. Outro atacante que interessa é Souza, do Panathinaikos. Brandão também corre por fora. Hoje, na minha opinião, Souza é a contratação mais viável, até pelo fato de o empresário do atleta ser o mesmo do técnico Mano Menezes.

O sonho não acabou - Além de Souza e Brandão, outro sonho da diretoria alvinegra é o atacante Kléber, do Dínamo de Kiev, atualmente emprestado ao Palmeiras. Segundo o diário Lance! informa em seu site, o jogador já teria, inclusive, se reunido com o presidente Andrés Sanches e acertado todos os detalhes da negociação. A edição impressa de hoje do diário contará os detalhes deste encontro. Posso até queimar a língua, não duvido, mas na minha opinião isso não passa de forte especulação para vender jornal. O passe não é do próprio Kléber, então o Corinthians acertou o que com o jogador? Não estou entendendo. Só se agora os dirigentes do Dínamo se tornaram investidores do timão.

Confirmados - O zagueiro Danilo, do Atlético-PR, foi contratado por empréstimo de um ano. Jorge Preá, que estava "acertado" com o Mogi-Mirim, foi envolvido na negociação e defenderá o rubro-negro também pelo mesmo período. Léo Lima também saiu do Palmeiras e retornou ao clube que o revelou: o Vasco da Gama. Depois de tantos jogadores, inclusive titulares, saírem do time, não posso dizer que fará falta. Léo Lima não foi nem sombra, nos últimos meses, do "monstro" que foi no Paulistão.

Ataque indefinido - A situação do melhor jogador do time no Campeonato Brasileiro, o atacante Kléber, continua indefinida. Existe muita especulação envolvendo valores da negociação, propostas aceitas e recusadas, mas o fato é que não há nada definido. O Palmeiras tem até amanhã para exercer seu direito de compra. Se passar do prazo, outros clubes interessados poderão negociar com o Dínamo de Kiev. Se não houver negócio com o alviverde (os europeus pedem U$$ 8 milhões), o destino de Kléber deve ser congelar na Ucrânia mesmo. Já Keirrison, até o momento, continua no Coritiba até abril. Com quem o Palmeiras vai jogar de atacante? Pelo menos Lenny fica. Só que precisa jogar e marcar gols.

"Bombinhas" - Agora vão algumas especulações, nada oficiais, mas que podem surgir em outros veículos de comunicação. O colombiano e lateral-esquerdo Pablo Armero já estaria acertado com o verdão. Além desta informação especulativa, o alviverde estaria interessado no volante Maldonado, no meia Riquelme e no lateral-direito Jancarlos, dispensado pelo São Paulo. Não duvido que pelo menos um deles possa vir, principalmente o chileno Maldonado. O meia Williams, do Vitória, também está próximo do acerto com o verdão.

Volante contratado - O Santos firmou acordo com Germano, de 27 anos, que estava no Cerezo Osaka-JAP. O atleta teve passagem pelo Atlético Mineiro, em 2007, onde sagrou-se campeão mineiro. Não lembro de tê-lo visto atuar, mas as referências mostram que se trata de um volante ofensivo, autor de 14 gols em 28 jogos pelo clube japonês (média de um gol a cada dois jogos). Se os números não mentem, posso dizer que foi uma boa contratação. Mas quem disse que no futebol os números não mentem? Vamos aguardar para elogiar ou criticar as atuações do atleta.

Dificuldade ou estratégia? - O Santos desconversa sobre reforços, principalmente para a lateral direita. Diz que as negociações não estão evoluindo, os valores pedidos pelos clubes e atletas estão altos, etc. Será que é dificuldade ou a diretoria do Peixe está mantendo as negociações em sigilo? Eis a questão. Mas é fato que o Santos está, a princípio, se reforçando bem para a próxima temporada.

 

Arouca quase certo - O São Paulo acertou com o volante Arouca, do Fluminense, a assinatura de um vínculo a partir de abril. Porém, membros da diretoria tricolor garantem que o clube carioca estaria disposto a liberar o atleta em janeiro, em troca de outros jogadores do campeão brasileiro. Se for assim, vai dar negócio. Bom para o São Paulo, que contará com mais um bom reforço para o início da temporada.

Ciclo encerrado? - O clube do Morumbi diz ter encerrado o ciclo de contratações para o primeiro semestre. Obviamente que, se aparecer um bom negócio, a diretoria tricolor pode anunciar mais algum reforço, mas, por enquanto, as negociações de reforços estão "encerradas". Basta acertar com o Fluminense a liberação de Arouca e acertar o time em campo para buscar o tetra da Libertadores.

Feliz Ano Novo, com muita saúde, felicidades e bom futebol.

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 01h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

FUTEBOLISMO NEWS

Mercado do Futebol

A partir de hoje, o Futebolismo News passa a analisar e comentar as contratações dos grandes clubes paulistas para a temporada 2009. Negociações que envolvam assinaturas de pré-contratos não são consideradas confirmadas.

  

O clube do Parque São Jorge fez a contratação mais impressionante do futebol brasileiro para 2009. Trouxe o atacante Ronaldo "Fenômeno" para envergar a camisa 9, quando era mais provável ele continuar na Europa ou até mesmo atuar pelo seu clube de coração, o Flamengo. O Milan foi o último clube do craque que, mais uma vez, se lesionou gravemente e luta para recuperar a melhor forma física. Portanto, dentro de campo é uma incógnita, mas fora dele deve ser o destaque do marketing corinthiano, independentemente de jogar bem ou mal.

Túlio e Escudero são jogadores experientes, líderes dentro de campo e devem brigar pela titularidade no Corinthians. Já Jorge Henrique e Jean podem até "beliscar" uma vaga de titular com o tempo, mas, a princípio, chegam para somar no elenco.

2008 - O Corinthians teve um bom ano. Juntou os cacos do rebaixamento e quase se classificou para as semi-finais do Campeonato Paulista. Depois, foi finalista da Copa do Brasil e desfilou na Série B, pois não tinha adversário que "desse para o cheiro" na segunda divisão.

Alguns jogadores se destacaram individualmente, como André Santos, Douglas e Dentinho, mas não podemos esquecer que Série B é uma coisa e Série A é outra. Podemos citar como exemplo os ex-palmeirenses Lucio, Diego Souza e Alceu, que quando disputaram a Série B eram "craques". Hoje, ninguém gostaria deles em seu time. Agora é a hora dos destaques do Corinthians provarem que são bons ou cairão no esquecimento. Ou de divisão.

Pareceu começar o planejamento à frente dos adversários, anunciando Marquinhos e Cleiton Xavier em plena disputa do Campeonato Brasileiro. Se continuasse no mesmo ritmo, os bons nomes do mercado estariam no Palmeiras, mas, de uma hora para outra, começou a perder jogadores do time tiular, da mesma maneira que o time perdeu pontos na reta final do campeonato. Foi "estranho". Hoje a torcida está preocupada quanto ao futuro do alviverde, embora a diretoria garanta que a equipe será mais forte que a deste ano. Não há outro jeito que não seja esperar para ver.

Quanto aos reforços anunciados, Cleiton Xavier e Marquinhos são bons jogadores, mas não posso dizer que serão titulares, até pelo fato de eu não saber qual será o time-base do Palmeiras, após tantas saídas de jogadores do elenco. O zagueiro Maurício também foi contratado e, pela carência do setor, a princípio deve ser titular, mas não conheço o seu futebol. O torcedor palmeirense tem referências de zagueiros vindos do Coritiba: A boa, Henrique, a má, Jéci. O que será de Maurício?

2008 - Foi um bom ano, mas poderia ter sido melhor. O clube começou com tudo, trazendo bons reforços e conseguiu, após 8 anos, um título para acabar com o jejum. O Campeonato Paulista deu até "pinta" de que seria apenas um "aperitivo" para outros títulos que seriam conquistados durante a temporada. Não foi o que aconteceu. Na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada pelo Sport, mas até dá para entender, afinal, o confronto com os pernambucanos coincidiu com as finais do torneio estadual.

No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras era o principal favorito, na minha opinião, seguido por Internacional, São Paulo e Cruzeiro, respectivamente. Chegou a liderar, mas não conseguiu se manter na liderança, tampouco abrir algum tipo de vantagem sobre os adversários. Tudo bem, o time poderia ser o favorito, mas não tinha (nem deve ter) a obrigação de ganhar o campeonato, mas a vaga na Libertadores sim. Inclusive, esta era uma "fácil obrigação" para o Palmeiras, que possuía um bom elenco e um treinador que dispensa comentários.

Porém, mais uma vez, o time queimou minha língua e quase ficou de fora da competição continental. Aliás, ainda tem de encarar um "mata-mata" na altitude para se garantir na fase de grupos do torneio. Para completar a melancolia de final de ano do torcedor palmeirense, as boas contratações pararam de acontecer e alguns importantes titulares saíram (e outros ainda podem sair) da equipe.

Mádson, Lúcio Flávio e Triguinho foram ótimas contratações, devem ser titulares e melhoraram bastante a qualidade do elenco santista, que deve manter seus principais jogadores. Está montando uma equipe forte e deve brigar por títulos em 2009.

2008 - Ano difícil para a equipe da Vila Belmiro. Perdeu o técnico Vanderlei Luxemburgo para o Palmeiras e viu o time não almejar nada no Campeonato Paulista, ser eliminado da Libertadores e quase rebaixado no Brasileirão.

Contratações cirúrgicas, precisas, excelentes do tricolor do Morumbi. Washington, Junior César e Wagner Diniz chegam com grandes possibilidades de titularidade na equipe campeã brasileira. O São Paulo contrata e demonstra que está com vontade de mais conquistas, principalmente da Libertadores. Além dos jogadores citados, Eduardo Costa e Renato Silva são bons nomes para a formação do elenco. Nunca se sabe quando um titular será suspenso ou se contundirá, portanto, o planejamento do tricolor para a próxima temporada está impecável.

2008 - Começou confuso, parecia ser perdido, mas terminou de forma excelente. A diretoria errou no planejamento da equipe, trouxe jogadores problemáticos e com prazo de validade (empréstimos por 6 meses), mas teve sorte. O time foi eliminado do Campeonato Paulista pelo rival Palmeiras, eliminado da Libertadores pelo Fluminense de forma dramática, no último minuto do jogo, e estava há mais de 10 pontos do líder do Campeonato Brasileiro, quando este estava quase em sua metade.

Mas eis que com muito trabalho, competência e sorte, o São Paulo terminou a temporada como força máxima do futebol nacional, conquistando o tricampeonato consecutivo do Campeonato Brasileiro. Além do título, ratificou ainda mais sua "grife" de campeão e trouxe ótimos reforços para 2009. Dadas as circunstâncias, foi um ano excelente para o tricolor paulista.

Futebolismo News - às terças e sextas, trazendo notícias do seu time. E dos adversários também.



Escrito por Felipe Virolli às 23h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Felipe Monteiro Virolli é jornalista e autor do Ranking de Clubes Brasileiros. Polêmico, crítico e muito sincero, Virolli entrou para o jornalismo com a idéia de revolucionar o mundo. Tem ideais vanguardistas e preza muito pela ética na profissão, assim como na vida. Seu desejo com o blog Futebolismo é se tornar referência na internet em conteúdo futebolístico, oferecendo opiniões e análises com qualidade, livres de paixões clubísticas, para quem é fanático por este maravilhoso esporte.
 

Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  Mercado do Futebol
  Opinião Santástica
  Reportagens Especiais
  Papo Soberano
  Papo de Porco
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?