CAMPEONATO BRASILEIRO - 2010

Análise da #R31

A 31ª rodada do Brasileirão começou no sábado, com dois jogos. O Atlético Goianiense foi a Campinas enfrentar o Guarani e venceu a partida por 1 a 0. O resultou tirou o clube goiano da zona de rebaixamento. No Engenhão, contra o Vitória, o Botafogo fez as pazes com a vitória. Marcelo Cordeiro marcou - de falta - o golaço do triunfo alvinegro.

No domingo, muitos clássicos mexeram com o coração de milhões de torcedores pelo território nacional. Em São Paulo, Corinthians e Palmeiras fizeram um jogo tecnicamente fraco, mas de muita disposição. Melhor para o Timão, do estreante técnico Tite, que conseguiu a vitória através de um gol de Bruno César, de fora da área.

No Engenhão, Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1, numa partida onde sobraram polêmicas. Em Porto Alegre, o Gre-Nal também terminou empatado: 2 a 2. O melhor clássico da rodada ficou por conta dos mineiros Atlético e Cruzeiro. Enquanto o Galo briga para não ser rebaixado, a Raposa briga pelo título. Mas novamente num clássico brilhou a estrela de Obina, que fez três dos quatro gols do Atlético. O Cruzeiro marcou três, quase conseguiu o empate e ainda na primeira etapa teve um pênalti desperdiçado por Montillo. Jogo emocionante! Melhor para os atleticanos, que saíram da zona do rebaixamento e, de quebra, tiraram os rivais da liderança.

Por falar em liderança, o Fluminense foi à Arena da Baixada, continuou sem vencer, mas o empate conquistado diante do Atlético Paranaense - aliado à derrota do Cruzeiro - o recolocou na liderança do Brasileirão, com 54 pontos - mesmo número de pontos do clube mineiro.
No "jogo dos desesperados" da rodada, o Goiás venceu o Avaí por 1 a 0. Ambos os clubes estariam rebaixados, caso o campeonato terminasse hoje. No Castelão, diante de muito sol, o Ceará "atropelou" O São Paulo. A equipe cearense abriu 2 a 0 ainda na primeira etapa, desperdiçou inúmeras oportunidades e conquistou os três pontos sem muitas dificuldades.

A maior surpresa da rodada aconteceu na Vila Belmiro. O clima era de festa, devido à comemoração dos 70 anos do Rei Pelé. Mas os santistas se esqueceram de combinar a festa com os convidados do Grêmio Prudente, praticamente rebaixado e "lanterninha" do Brasileirão.

O Peixe abriu 2 a 0 de vantagem, caminhava para uma fácil vitória, mas vacilou. Mesmo com um jogador a mais durante boa parte do tempo, sofre a virada. Para completar o desastre, o Santos teve um pênalti a favor, ficou com dois homens a mais em campo, mas Neymar - com a camisa 70, em alusão ao aniversário do Rei - chutou para fora. Fim de jogo na Vila, Prudente 3, Santos 2. Além do vexame na data comemorativa, o resultado afastou o Santos da briga pelo título.



Escrito por Felipe Virolli às 12h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CAMPEONATO BRASILEIRO - 2010

Análise da #R30

A disputa pelo título nacional continua acirrada. Porém, podemos dizer que os times que estão à frente na tabela de classificação “não estão querendo” a taça. Desta vez, nenhum dos cinco primeiros colocados conseguiu vencer.

No sábado, o Atlético Paranaense, atualmente na 6ª colocação, bateu o Goiás por 2 a 1, na Arena da Baixada. Já o Internacional foi “atropelado” pelo Flamengo, no Rio de Janeiro, e ficou estagnado na 5ª posição. O destaque do jogo foi o atacante Deivid, autor de dois gols. O resultado alivia e afasta a equipe carioca do rebaixamento. Já o Colorado perde a chance de se aproximar dos líderes.

No domingo, o Grêmio recebeu o líder Cruzeiro, no Olímpico. A Raposa abriu o placar com o craque argentino Montillo, mas acabou derrotada por 2 a 1. Vale destacar que a arbitragem anulou um gol legítimo de Wellington Paulista,quando o jogo ainda estava empatado em 1 a 1, prejudicando o líder do torneio.

Outro clube prejudicado na rodada do final de semana foi o Corinthians, que empatou por 0 a 0 com o Guarani, em Campinas. O Timão marcou dois gols com Ronaldo, mas ambos foram anulados – pelo menos um deles de maneira equivocada.

No Engenhão, Fluminense e Botafogo também não passaram de um empate sem gols – resultado desagradável para as duas equipes, que também caíram drasticamente de produção nas últimas rodadas.

Clássico quente mesmo foi no Morumbi. São Paulo e Santos fizeram um jogo maravilhoso, ofensivo, do início ao fim. O Peixe abriu o placar, o Tricolor virou o jogo, abriu dois gols de vantagem, cedeu o empate e só conquistou a vitória (4 a 3) nos instantes finais. Com o resultado, a equipe praiana fica estacionada na 4ª colocação, enquanto o São Paulo pula para a 9ª posição.

Quem se deu bem na rodada foi o Atlético Goianiense, que bateu o Vasco por 2 a 0 e conseguiu sair da zona de rebaixamento. Outro que continua se recuperando bem na tabela é o Atlético Mineiro, que venceu o Avaí por 2 a 0.

O Palmeiras recebeu o Ceará, na Arena Barueri, mas não passou de um empate: 1 a 1. O Verdão abriu o placar com mais um gol de falta de Marcos Assunção, mas nos minutos finais de jogo, Marcio Araujo cometeu um pênalti infantil, que resultou na igualdade do placar.

E o Grêmio Prudente, hein? Foi a Salvador enfrentar o Vitória e retornou com mais uma derrota na bagagem, desta vez por 2 a 0. A equipe do interior paulista está praticamente rebaixada para a segunda divisão nacional.

G4 pode voltar a ser G3

Muitos dirigentes e torcedores comemoraram a “volta da quarta vaga” do Campeonato Brasileiro para a Taça Libertadores da América. Porém, caso algum clube brasileiro conquiste a Copa Sul-Americana, o G4 voltará ser G3, ou seja, não há muito que comemorar sem antes torcer contra os clubes brasileiros na segunda competição continental mais importante da América.



Escrito por Felipe Virolli às 21h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CAMPEONATO BRASILEIRO - 2010

Quem vai faturar o Brasileirão?

Com os dois jogos realizados na última quarta-feira, finalmente todos os 20 times do Brasileirão estão com o mesmo número de jogos disputados. Agora, faltam 9 rodadas para o término da competição mais importante do país.

Enquanto os holofotes estavam voltados para Fluminense e Corinthians, que nadavam de braçadas na competição há algumas rodadas atrás, o Cruzeiro, ao melhor estilo mineiro, foi comendo quietinho e somando pontos importantes, que o colocaram na liderança nesta reta final, com 54 pontos – dois a mais que o Fluminense e cinco a mais que o Corinthians, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Os recentes tropeços de Flu e Timão fizeram ainda com que times fortes como Santos e Internacional, que estão “sem obrigação alguma” no Brasileirão, sonhem com a taça. A briga pelas vagas para a Taça Libertadores do ano que vem também promete ser acirrada, pois Botafogo, Atlético Paranaense, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Vasco encostaram.

Chances matemáticas:

De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, o líder Cruzeiro tem 52% de chances de levantar a taça. O Fluminense aparece com 29%, enquanto o Corinthians tem 6%, assim como o Santos. O Internacional tem a metade disso e clubes como Botafogo, Atlético Paranaense, Grêmio e Palmeiras têm apenas 1%. Na sua opinião, quem vai ficar com o título? Faça suas apostas.



Escrito por Felipe Virolli às 22h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CAMPEONATO BRASILEIRO - 2010

Análise da 27ª rodada do Brasileirão

Devido às eleições, Vasco e Goiás abriram a rodada na sexta-feira, em São Januário. Num jogo bastante disputado, a equipe cruzmaltina, após ficar por duas vezes em desvantagem no placar, conseguiu a sofrida vitória por 3 a 2 nos minutos finais.

No sábado, tivemos os outros nove jogos que completaram a rodada. Santos e Palmeiras fizeram um clássico muito equilibrado na Vila Belmiro. O Verdão abriu o placar com um golaço do atacante Kléber, mas o Peixe chegou ao empate na etapa final, através de um gol contra do zagueiro Danilo.

O Grêmio, do técnico e ídolo Renato Gaúcho, continua crescendo na competição. Mesmo jogando fora de casa, goleou o Vitória por 3 a 0, em Salvador. Já o Grêmio “genérico”, de Presidente Prudente, “lanterninha” da competição, conseguiu arrancar um empate com o líder Fluminense por 1 a 1.

E a rodada não foi muito boa para os favoritos ao título. Se o Fluminense não passou de um empate contra o pior time do campeonato, o Corinthians também decepcionou sua torcida e perdeu uma grande oportunidade de somar três pontos. O Timão recebeu o decadente Ceará, em pleno Pacaembu lotado, chegou a ficar com o placar adverso em 2 a 0, e só conseguiu o empate na etapa final, num lance de sorte do meia Defederico, que cruzou uma bola na área adversária, que acabou indo direto para o gol.

O terceiro colocado, o Cruzeiro, também não passou de um empate sem gols contra o Atlético Paranaense. Se você acha que os empates acabaram por aí está muito enganado. No Engenhão, o Botafogo recebeu o Flamengo. Lúcio Flavio abriu o placar para o time da estrela solitária, num golaço de falta, mas o rubro-negro chegou ao empate com o lateral Léo Moura.

O último empate da rodada (ufa!) foi entre Avaí e São Paulo. Num jogo difícil de se assistir, as equipes ficaram num melancólico 0 a 0. Ainda no final de semana, a diretoria do clube paulista anunciou a contratação do técnico Paulo César Carpegiani, que estava no Atlético Paranaense.

Para fechar a rodada, Atlético Goianiense e Atlético Mineiro fizeram o “jogo dos desesperados”. Apesar do mau momento das duas equipes, foi um jogo emocionante, e o Galo Mineiro conseguiu a vitória, a primeira sob o comando do técnico Dorival Junior. O destaque deste jogo fica por conta do golaço de bicicleta do zagueiro Réver, convocado por Mano Menezes.



Escrito por Felipe Virolli às 22h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Felipe Monteiro Virolli é jornalista e autor do Ranking de Clubes Brasileiros. Polêmico, crítico e muito sincero, Virolli entrou para o jornalismo com a idéia de revolucionar o mundo. Tem ideais vanguardistas e preza muito pela ética na profissão, assim como na vida. Seu desejo com o blog Futebolismo é se tornar referência na internet em conteúdo futebolístico, oferecendo opiniões e análises com qualidade, livres de paixões clubísticas, para quem é fanático por este maravilhoso esporte.
 

Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  Mercado do Futebol
  Opinião Santástica
  Reportagens Especiais
  Papo Soberano
  Papo de Porco
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?